Toxicológico vencido têm novo prazo para regularizar a situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou nova Deliberação no Diário Oficial da União no dia 30 de junho de 2023 a Deliberação 268/23. Ela estabelece um prazo para realização do exame toxicológico periódico vencido determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro. A publicação decorre da Lei 14.599/23, que entrou em vigor em 19 de junho de 2023. A nova lei estipulou que o Contran definisse um escalonamento para realização do exame toxicológico periódico.

Qual o novo prazo?

“Os condutores das categorias C, D e E que tenham obrigação de realizar o exame toxicológico periódico de que trata o § 2º do art. 148-A do CTB, desde 3 de setembro de 2017, deverão realizar o referido exame até 28 dezembro de 2023.”

DELIBERAÇÃO Nº 268, DE 29 DE JUNHO DE 2023 – Art. 2º.

A partir desta data, quem for pego dirigindo veículo com o exame toxicológico vencido independente da categoria de habilitação do veículo, o condutor de categoria C, D e E, estará cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 1.467,35. Além disso, no caso de reincidência no período de 1 ano (12 meses), multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.


Rony Rocha

Olá! Meu nome é Rôneison Rocha, também conhecido como Rony Rocha. Sou especializado em trânsito e segurança viária e tenho como objetivo contribuir para a conscientização e prevenção de sinistro no trânsito. Em meu site, "www.ronyrocha.com.br", publico artigos sobre as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e outros temas relevantes relacionados ao trânsito. Além disso, sou um instrutor de trânsito e transporte com vasta experiência em fornecer soluções de treinamento em segurança de direção veicular, com o objetivo de mudar o comportamento dos condutores e prevenir acidentes. É uma satisfação poder conhecê-lo e contribuir para um trânsito mais seguro no Brasil.

2 comentários

Leidiana Sousa · 2 de dezembro de 2023 às 13:14

Boa tarde. Gostaria de saber o que acontece com quem tem CNH E, mas não trabalha na função (não dirige caminhão, somente seu carro de passeio), e está com o toxicológico vencido.

    Rony Rocha · 2 de dezembro de 2023 às 13:35

    Ao condutor habilitado em uma das categorias que seja, “C”, “D” ou “E” sendo pego dirigindo qualquer veículo (carro, moto, ônibus, caminhão) com o toxicológico vencido a mais de 30 dias será autuado. O valor é de 1.467,35

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *