Os motoristas do Brasil dependendo da área que se deseja atuar, seja, no transporte de cargas ou de pessoas, haverá um curso obrigatório a se fazer. Estes cursos variam conforme a categoria que se pretende seguir e com a capacidade de obter as habilitações exigidas para a execução da atividade. As exigências tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução desses veículos.
A resolução Nº 789/20 do CONTRAN e suas alterações, é a responsável por regulamentar os chamados cursos de condutor especializado.
Os cursos previstos na lei, são exigidos para condutores de veículos de:
além de (CMFT) – Curso para Motofretista e (CMTX) – Curso para Mototaxista regulamentado pela resolução 410/12 do CONTRAN.
No geral o objetivo destas formações é capacitar o trabalhador para torná-lo apto a atuar com o transporte especializado.
Requisitos para matrícula:
Os cursos especializados tem validade de 5 (cinco) anos, quando os condutores deverão realizar a atualização dos respectivos cursos, devendo os mesmos coincidir com a validade do exame de sanidade física e mental do condutor constantes de sua CNH.